A Asssociação José Martí Bahia - ACJM-Bahia e o Cebrapaz - Bahia repudia veementemente a atude reacionária, dos colunistas da revista Veja e Folha de São Paulo e Globo, Reinaldo Azevedo e Eliane Catanhêde, bem como a jornalista Micheline Borges do Rio Grande do Norte, pela postura racista e xenofóbica com que tem tratado os médicos cubanos, que vieram do seu pais para ajudar a salvar vidas da população mais carente do nossó país, nos municípios onde os médicos brasileiros se recusaram a ir. Repudiamos também a atitude do Conselho Federal de Medicina e seus Conselhos Regionais pelo incentivo à agressão aos médicos que desembarcaram no aeroporto de Fortaleza
A Associação José Martí Bahia e o Cebrapaz - Bahia manifestam o seu total apoio ao Programa Mais Médicos do Governpo Federal e reafirma que são bem vindos todos os médicos do exterior, em particular os médicos cubanos, com experiência comprovada em saúde da família, saúde preventiva que não interessa à industria multinacional farmacêutica e hospitalar, tão defendidas pelo CFM e seus regionais.
Como aconteceu na maioria dos estados, aqui na Bahia, os médicos cubanos foram recebidos calorosamente no aeroporto 2 de Julho pela militância da ACJM/Cebrapaz e governo do Estado. Aqui, a elite médica que critica o programa nao ousou chegar até o aeroporto para protagonizar espetáculo semelhante ao que seus colegas fizeram em Fortaleza, mas o sindicato também nao condenou aquela atitude grosseira e desrespeitosa para com pessoas amigas que então vindo de tao longe para prestar solidariedade ao nosso povo.
Todo apoio aos médicos cubanos e estaremos sempre à disposição para quaquer situação. Sugerimos à presidente Dilma que as 9.000 vagas do programa que ainda faltam ser preenchidas, seja con mais um convênio com o governo de Cuba.
Diretoria da ACJM - Bahia e do Núcleo do Cebrapaz -Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário