sexta-feira, 9 de março de 2012

Lançada a convocação para o VIII Colóquio Internacional para a liberdade dos Cinco

De 20 a 24 de novembro, em Holguín, ocorrerá o VIII Colóquio Internacional para a Liberdade dos Cinco e contra o terrorismo. O evento lançara um chamado contra o ódio, à injustiça e a favor da unidade.

A atividade foi lançada em Birán, comunidade onde nasceram o comandante em chefe Fidel Castro e o general do Exército Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros.

Estarão presentes líderes sociais e sindicais, jornalistas, advogados e integrantes de Brigadas de Solidariedade de vários países em apoio à causa de René González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Fernando González. Amaury Torno, delegado provincial do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, explicou que o ato de enviar uma mensagem ao mundo com esta convocação, através de um sítio como Birán é motivo de grande orgulho, por ser um lugar que guarda as raízes de ambos os líderes da Revolução Cubana.

Estão sendo esperados mais de 300 delegados de mais de 50 países de todos os continentes, com sede em Holguín, 770km a leste de Havana. René, Antonio, Ramón, Fernando e Gerardo foram presos em 1998 nos Estados Unidos, onde estavam para alertar sobre atos violentos de organizações terroristas estabelecidas no estado da Flórida.

No final de 2001, em um processo manipulado, eles foram condenados com sentenças absurdas que vão desde 15 anos até a dupla condenação perpétua mais 15 anos. René já cumpriu sua pena, mas impuseram um castigo adicional para permanecer mais três anos nos EUA, sob liberdade supervisionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário